Algumas pessoas possuem uma ótima saúde e praticam exercícios físicos regularmente, mas ainda assim se queixam de problemas com o próprio corpo. Geneticamente, o corpo pode apresentar contornos desproporcionais, fazendo com que a pessoa queira realizar uma lipoaspiração. Aqui você entenderá como funciona esse procedimento, quem pode fazer e quais são seus riscos.

O que é a Lipoaspiração?

A lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, é um procedimento cirúrgico mundialmente popular para remover depósitos de gordura localizada em diversas áreas do corpo. Você pode realizar a lipoaspiração isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos, como o facelift, a mamoplastia redutora e a abdominoplastia.

  • Primeiramente, durante a lipoaspiração, utilizarei cânulas finas e um sistema de sucção para aspirar o excesso de gordura de regiões específicas do seu corpo, como abdômen, flancos, coxas, braços, costas, queixo, papada e outras áreas onde há acúmulo de gordura que não respondem bem a dieta ou exercícios.
  • Além disso,  lipoaspiração pode ser realizada sob anestesia local, sedação ou anestesia geral, dependendo da extensão da área tratada e das suas preferências e da cirurgiã.
  • Adicionalmente, a lipoaspiração pode ser combinada com outros procedimentos estéticos para alcançar resultados mais abrangentes e harmoniosos.
  • Além do mais, a escolha entre realizar a lipoaspiração isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos dependerá das suas metas estéticas e das recomendações da cirurgiã.

É fundamental ter expectativas realistas e compreender que a lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade; é, no entanto, uma opção para modelar áreas específicas do corpo, proporcionando uma silhueta mais harmoniosa.

Quem pode fazer uma “lipo”?


A lipoaspiração não substitui a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. Na verdade, os melhores candidatos a este procedimento são indivíduos que possuem áreas de gordura no corpo e se exercitam regularmente. A lipo é uma cirurgia que busca melhorar o contorno corporal, não sendo considerada uma cirurgia de emagrecimento. Eu não indico o procedimento para pacientes muito acima do peso, pois grandes quantidades de tecido gorduroso em todo o corpo atrapalham o resultado.

Os candidatos ideais para se submeter a uma lipoaspiração costumam ter as seguintes características:

  • Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • Não-fumantes;
  • Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
  • Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.


Qual o período de recuperação e com quanto tempo já é possível notar o resultado?

O período de recuperação de uma lipoaspiração varia de acordo com a extensão do procedimento e as áreas tratadas, mas geralmente os pacientes precisam usar uma cinta compressiva por algumas semanas e seguir as orientações médicas para obter os melhores resultados.

A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Você já conseguirá notar a diferença no contorno corporal nas primeiras semanas após a cirurgia, porém o resultado definitivo só é atingido com 4 a 6 meses de pós operatório.

Quais são os riscos?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a lipoaspiração apresenta riscos, como sangramento, infecção, irregularidades na pele, entre outros. Portanto, é essencial que você consulte um cirurgião plástico qualificado para avaliar a adequação do procedimento e compreender os riscos envolvidos.

Quer entender melhor e conversar pessoalmente sobre a realização de uma lipoaspiração? Me chame no WhatsApp. Marque sua avaliação!